Natação: Náutico em excelente plano nos Nacionais


Decorreram,  de 23 a 27 de julho, no Complexo de Piscinas do Jamor (piscina de 50 metros), os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal e, simultaneamente, o Open de Portugal, prova em que a atleta júnior abrantina Madalena Silva se sagrou vice-campeã nacional de 50m Bruços (Absolutos). 
Estiveram presentes na competição 846 atletas (476 masculinos e 370 femininos) em representação de 116 Clubes, dos quais 120 eram nadadores estrangeiros: Suécia (36), Grã-Bretanha (28), Irlanda (22), Itália (19), Espanha (13), Brasil (1) e França (1). Entre os presentes, destaque para a presença de Sarah Sjoestroem, da Suécia, que recentemente se sagrou campeã sueca com 24.43 (recorde mundial) nos 50m Mariposa, bem como para os seus compatriotas Jennie Johansson (Bruços), Michelle Coleman (Livres e Costas) e Simon Sjoedin (Estilos e Bruços) e ainda para o brasileiro Felipe Lima(Bruços). 

Nadaram em representação do Clube Náutico de Abrantes, sob o comando técnico de Nuno Valente, as nadadoras juniores Madalena Silva e Rute Leonardo e a juvenil Ana Margarida Salgueiro. 

Nesta competição as classificações dos atletas nacionais juniores e seniores definiam-se em termos absolutos, daí que os resultados de Madalena Silva e Rute Leonardo, que ainda permanecerão neste escalão mais uma época sejam merecedores de especial realce. Existia uma outra classificação para nadadores juvenis e ainda uma outra respeitante ao Open de Portugal, que integrava os estrangeiros presentes. 

Madalena Silva, para além de se sagrar vice-campeã absoluta de 50m Bruços, prova em que bateu os recordes distritais júnior e absoluto, foi a melhor júnior desta prova e conseguiu o melhor tempo júnior da época; nos 200m Bruços, em que se classificou em 4.ª entre as portuguesas, bateu igualmente os recordes distritais, o mesmo acontecendo nos 200m Estilos, em que foi a 5.ª melhor portuguesa; nos 100m Bruços foi 8.ª classificada. Rute Leonardo foi a 8.ª melhor portuguesa nos 50m Bruços e a 9.ª classificada nos 100m Bruços. Por seu turno, Ana Margarida Salgueiro foi, entre as juvenis, 7.ª nos 200m Bruços, 8.ª nos 100m Bruços e alcançou a 10.ª posição nos 400m Estilos, batendo o recorde distrital Juvenil A nas três distâncias. 

Encerrou desta forma a época do Clube Náutico de Abrantes, vindo estes resultados confirmar o excelente trabalho desenvolvido na secção de natação do clube.

30 julho 2014