Nadadoras abrantinas com seis pódios no zonal sul


cna-1.jpgDecorreu no fim-de-semana, de 11 a 13 de Março, na Piscina Municipal de Sines, o Torneio Zonal de Infantis Sul, onde estiveram presentes vários nadadores pertencentes a clubes da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), que haviam obtido TAC para o efeito. 
Neste torneio, que constitui um Campeonato Nacional de Infantis de Piscina de 25 metros, que agrupa os melhores nadadores infantis das associações distritais que se localizam a sul de Coimbra, os nadadores pertencentes à ANDS obtiveram oito medalhas, seis das quais foram conquistadas por nadadoras do Clube Náutico de Abrantes.
Estiveram presentes os seguintes clubes da ANDS: Scalabisport (4 nadadores com TAC, ainda que uma não tenha podido participar devido a lesão), Clube Náutico de Abrantes (3 nadadoras), CLAC (1 nadadora), Goleganense (1 nadadora), Clube de Natação Litoral Alentejano (1 nadador), Clube de Natação do Tejo (1 nadadora) e Clube de Natação de Rio Maior (1 nadador). Na totalidade, o Torneio Zonal contou com a presença de 336 nadadores (179 masculinos e 157 femininos) em representação de 58 clubes.
Em termos de prestações individuais, há que destacar que Mariana Vitória, do Clube Náutico de Abrantes, sagrou-se campeã de 200m Costas em Infantis A e obteve a 2.ª posição nas provas de 100m Costas, 200m Estilos e 100m Mariposa. Constituem recordes distritais de Infantis A os tempos conseguidos pela nadadora abrantina a 100m e 200m Costas e100m Mariposa. Também do Clube Náutico de Abrantes, a nadadora tramagalense Ana Margarida Salgueiro (Infantil B) subiu duas vezes ao 2.º lugar do pódio, nas provas de 100m e 200m Bruços. Esta atleta ainda obteve a 4.ª posição nos 800m Livres. Também Madalena Silva, Infantil A do Náutico Abrantino, obteve algumas classificações meritórias, nomeadamente a 10.ª posição nos 200m Bruços. No que diz respeito a medalhas conquistadas, o Clube Náutico de Abrantes, comandado nesta prova pelo técnico Nuno Valente, ocupou em Infantis A a 7.ª posição e em Infantis B ficou no 13.º lugar.
Relativamente a outros atletas da ANDS, Mariana Martinho, nadadora Infantil B do Sacalabisport, conseguiu também boas prestações, tendo obtido a 3.ª posição na prova de 100m Costas. No sector masculino, o grande destaque vai para Gil Gonçalves, do Clube de Natação do Litoral do Alentejano, que se sagrou campeão zonal em 200m Mariposa, em Infantis A. José Eduardo Felício, Infantil A do Clube de Natação de Rio Maior, também conseguiu algumas prestações bastante boas, melhorando significativamente alguns dos tempos com que se apresentou às provas.

08 abril 2011