Apresentação

BREVE HISTORIAL DO CLUBE NÁUTICO DE ABRANTES


Devido à inexistência de um clube desportivo que tivesse como principal filosofia desportiva o incremento das actividades ditas amadoras, e a existência de uma piscina municipal descoberta subaproveitada, um curso de água (Rio Tejo) e de uma albufeira (Castelo de Bode) e grande insistência por parte dos jovens para o inicio de desenvolvimento de  actividades aquáticas, um grupo de sócios fundadores reuniram-se nas instalações da piscina municipal e fundaram assim, em 10 de Junho de 1987 o Clube Náutico de Abrantes (CNA).


1987
Durante o resto de 1987 o CNA, começou a sua actividade com a prática da natação e até ao final desse mesmo ano, começaram a funcionar as secções de Voleibol e Actividades Gímnicas. A secção de voleibol começou a funcionar com os escalões etários de juvenis, juniores e seniores masculinos. Já durante 1987 a equipa de seniores disputou o regional da modalidade, tendo ficado apurada para a 3ª divisão nacional. Os escalões de formação efectuaram diversos convívios desportivos com equipas de outras localidades, devido à inexistência de quadro competitivo organizado pela Associação de Voleibol de Santarém. Na Natação foram diversos torneios e convívios com clubes de outras localidades, devido à inexistência de Associação da modalidade no nosso distrito. Iniciámos a secção de Actividades Gímnicas com ginástica de manutenção para senhoras, devidamente orientada por um professor Licenciado em Educação Física.


1988
Além do desenvolvimento harmonioso dos projectos iniciados no ano transacto, na Natação, no Voleibol e Actividades Gímnicas, devido a diversas solicitações de diversos associados começaram a funcionar as secções de Campismo, Basquetebol, Badmington, Cicloturismo e Actividades Recreativas.

A secção de Actividades Gímnicas além da ginástica de manutenção feminina, iniciou também  ginástica infantil para jovens até aos 8 anos de idade de ambos os sexos, estas actividades são também da responsabilidade de um professor licenciado em Educação Física. Com a dinamização de diversos associados o CNA, filiou-se na Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo, tendo organizado diversos acampamentos  o clube começou a passar cartas de campista e apoio aos sócios que pretendam iniciar a prática desta modalidade. Com o inicio do funcionamento da secção de Basquetebol, esta modalidade, durante este ano, teve

um incremento invulgar, beneficiando, logo á partida, da movimentação de cerca de 60 jovens do sexo feminino. Isto permitiu a formação imediata de duas equipas (infantis e iniciadas), para a participação nos campeonatos distritais organizados pela respectiva Associação Distrital. A secção de Badmington, trata-se, também de uma novidade em termos sistemáticos. Esta modalidade teve, à semelhança do Basquetebol, um incremento surpreendente, visto ter-se iniciado, à partida, com cerca de 50 jovens de ambos os sexos e com amplitudes de diferenças etárias que chegam a rondar os 50 anos. Outra secção voltada aos desportos da natureza o Cicloturismo, secção esta que teve o seu inicio com cerca de 30 cicloturistas, que sob as cores do CNA, têm percorrido as estradas do nosso concelho e também participado em diversos eventos organizados por clubes ou entidades de outros distritos. Por fim a Secção de Actividades Culturais e Recreativas, foi criada devido à necessidade de animar as noites da piscina municipal, cujo bar foi adjudicado a sua exploração, com actividades de cariz cultural: música ao vivo, ginástica rítmica, jogos aquáticos, etc.

Como já foi salientado as secções já existentes, continuaram o seu desenvolvimento natural e harmonioso. A secção de Natação manteve na época de verão os treinos diários e participou em diversos torneios e convívios. A Secção de Voleibol, além da participação da equipa de juvenis masculinos a qual disputou o campeonato distrital e consequentemente foi apurada para o Campeonato  Nacional e da equipa de seniores que depois de ter participado no Campeonato Distrital, posteriormente disputou o Campeonato Nacional da III Divisão, este ano também inscrevemos uma equipa de Juniores femininos a qual também disputou o respectivo Campeonato Nacional.


1989
Durante este ano todas as secções do CNA continuaram o seu desenvolvimento e consolidação com o desenvolvimento de novas iniciativas e também com a integração de novos colaboradores o que possibilitou a melhoria da intervenção pedagógica dos técnicos. Assim no que respeita à secção de Natação a inexistência de uma Associação Distrital e também uma piscina coberta, não possibilita um maior desenvolvimento da modalidade, mesmo assim continuamos a participar em Torneios e convívios e organizações de diversos Festivais de Natação, estando estes integrados nas festas da Autarquia. A secção de Voleibol, mantêm as mesmas equipas  em competição além da organização de Torneios Abertos, possibilitando a inscrição de equipas mistas e diversos níveis etários. A secção de Basquetebol, Actividades Gímnicas, Cicloturismo e Campismo mantêm as mesmas actividades já iniciadas no ano transacto. O mesmo não se pode dizer da Secção de Actividades Culturais e Recreativas, que além das actividades culturais e recreativas levadas a cabo durante a época de verão na piscina municipal, levou a cabo a realização  do I Festival da Canção Jovem, onde se  pretendia,  não só dar a conhecer novos valores na interpretação, composição e autoria de canções, como ainda promover bons momentos de distracção e sã convivência. Esta realização teve lugar numa das zonas mais aprazíveis da nossa cidade, os Claustros do Convento de S.Domingos.


1990
É durante este ano que teve início mais uma secção a de Pesca Desportiva de Rio. Toda actividade desenvolvida pelas Secções já em actividade continua a sua progressão de uma forma harmoniosa tanto no aspecto desportivo, social e financeiro. Destacamos a continuação da organização do Festival da Canção Jovem.  Salientamos, que é exactamente durante este ano, que a Secção de Natação inicia uma cruzada pelos Clubes que praticam natação no distrito de Santarém de modo a que se inicia-se a formação da Associação Distrital e durante o ano em curso, na nossa sede presidimos a diversas reuniões com clubes interessados com a finalidade da constituição da Associação.


1991
A equipa de juvenis masculinos de Voleibol consegue um brilhante 3º lugar, já numa altura em que Associação Distrital praticamente não existia, sendo as nossas equipas as únicas representantes do Distrito nas competições com todos os encargos (deslocações, alimentação, etc) que para um clube de poucos recursos como o CNA era uma empreitada de respeito. A secção de Natação além dos Convívios e Festivais em que participou a nível desportivo, orgulha-se de ser a principal impulsionadora da recém criada Associação de Natação do Distrito de Santarém da qual o CNA é sócio fundador. Também foi durante este ano que foram implementadas no Clube a Escola de Natação a funcionar somente durante a época de verão, entre 1 de Julho a 15 de Setembro e teve a participação de cerca de 170 jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos. A secção de Basquetebol iniciou também os Campos de Férias de verão onde estiveram presentes cerca de 220 jovens (com idades compreendidas entre os 6  e os 16 anos), número que constitui recorde absoluto de participações em campos de férias do distrito de Santarém, aos sábados funcionou uma Escola de Basquetebol para iniciação de jovens na modalidade. A secção de Pesca Desportiva de Rio, participou praticamente em todos os concursos que faziam parte do calendário desportivo distrital e organizou diversos concursos internos Inter-Sócios, nos quais para além da competição, se verificaram bons momentos de convívio e sã camaradagem. A secção de Campismo, participou no Nevestrela com organização  do Clube de Montanhismo da Guarda, com cerca de 10 jovens participantes. Esta secção destina-se exclusivamente a sócios do Clube que queiram praticar a modalidade sem custos suplementares, já que a actualização de documentos é integralmente custeada pelo Clube. Destacamos ainda, a organização do III Festival da Canção Jovem-Abrantes91 com assinalável êxito.


1992
Durante este ano foi um ano em que todas as secções se mantiveram em funcionamento sem alterações ao planeado para o ano em questão. Realizou-se o IV Festival da Canção Jovem – Abrantes92.


1993
Durante este ano foi um ano em que todas as secções se mantiveram em funcionamento sem alterações ao planeado para o ano em questão. Realizou-se o V Festival da Canção Jovem – Abrantes93.


1994
Durante este ano foi um ano em que todas as secções se mantiveram em funcionamento sem alterações ao planeado para o ano em questão. A equipa de Iniciados femininos foi convidada pelo Clube de Amigos do Basquete, a participar no Torneio Anual de Basquetebol na ilha da Madeira. Realizou-se o VI Festival da Canção Jovem – Abrantes94.


1995
Foi durante este ano que foi celebrado com a autarquia um protocolo do desenvolvimento das três modalidades – Basquetebol, Natação e Voleibol. Este projecto anual de Escolas desportivas. As Escolas de Basquetebol (com a participação de cerca de 120 jovens), com funcionamento em diversas localidades no nosso concelho, tiveram o seu início em Março e terminaram a 30 de Junho, de Julho a Setembro entrou em funcionamento as Escolas de Voleibol e Natação a primeira (com a participação de cerca de 30 jovens), funcionando aos sábados no ringue do hoquei, para a segunda (com a participação de cerca de 250 jovens), funcionar na Piscina Municipal de Segunda-feira a Sexta-feira. De Outubro/95 a Junho/96 funcionaram novamente as escolas de Basquetebol. Mais uma vez a equipa de Iniciados femininos representou o CNA no Torneio Anual de Basquetebol na ilha da Madeira, organizado pelo Clube de Amigos do Basquete. Todas as secções se mantiveram em funcionamento dentro dos objectivos delineados para o ano em questão. Realizou-se o VII Festival da Canção Jovem – Abrantes95.


1996
Os objectivos traçados no protocolo com a autarquia para a divulgação e difusão das modalidades de Basquetebol, Natação e Voleibol foi integralmente atingido com as Escolas de Basquetebol, Natação e Voleibol, dentro das normas já desenvolvidas em anos anteriores. Embora com os condicionantes existentes, a Secção de Natação continua activa. Durante a época de verão continuou com o trabalho desenvolvido anteriormente na Escola de Natação que neste ano teve a participação de mais de 270 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos. Nesta actividades tiveram envolvidos 3 licenciados de Educação Física, os quais durante o mês de Junho ministraram a 7 monitores cursos de formação adequado à função educacional para o evento em questão. Esta secção organizou com o apoio  técnico da Associação de Natação do Distrito de Santarém diversas competições do quadro competitivo distrital. A Secção de Basquetebol, além das Escolas de Basquetebol que mantêm a actividade (com cerca de 150 participantes), em diversas localidades do nosso concelho e participou com escalões de formação (Iniciados e Cadetes femininos), em todas as provas organizadas pela Associação de Basquetebol de Santarém, tendo a equipa de Cadetes se sagrado Campeã Distrital e com a consequente apuramento para o campeonato nacional.

Várias atletas do CNA foram convocadas para as Selecções Distritais tendo sido convocadas duas atletas para a Selecção Nacional ficando uma delas seleccionada com vista à participação da selecção de Portugal no Campeonato de Europa a disputar na República Checa, tendo por diversas vezes integrado o cinco inicial.

Foram também levadas a cabo diversos Torneios e Convívios. Mais uma vez a equipa de Iniciados femininos representou o CNA no Torneio Anual de Basquetebol na ilha da Madeira, organizado pelo Clube de Amigos do Basquete. A secção de Voleibol, devido aos altos custos que a manutenção de uma equipa em competição, pensou orientar a sua actividade para recreação, organizando diversos Torneio Aberto tanto na época de inverno como de verão. Manteve em actividade a Escola de Voleibol, com cerca de 30 jovens. A secção de Pesca manteve-se inactiva em virtude dos elevados custos que esta comporta manter uma equipa federada, onde a adesão dos pescadores é fraca. Todas as secções se mantiveram em funcionamento dentro dos objectivos delineados para o ano em questão. Realizouse o VIII Festival da Canção Jovem – Abrantes96.


1997
Os objectivos traçados no protocolo com a autarquia para a divulgação e difusão das modalidades de Basquetebol, Natação e Voleibol foi integralmente atingido com as Escolas de Basquetebol, Natação e Voleibol, dentro das normas já desenvolvidas em anos anteriores.  Há a salientar o inicio de várias actividades englobadas nas Secções de Actividades Gímnicas, Secção de Natação (que passou a denominar-se Actividades Aquáticas) e  Secção de Actividades Culturais. Devido à mudança da nossa sede para o Polidesportivo Municipal Dr. Rogério Ribeiro, renovamos as duas salas da nossa antiga sede utilizando a primeira e por ser mais pequena como vestiário, sendo a segunda (de maiores dimensões) utilizada como ginásio. Assim a Secção de Actividades Gímnicas (utilizando o espaço descrito anteriormente) desenvolveu novas actividades tais como: Kung-Fu, onde a participação da juventude foi bastante interessante, tendo em conta o espaço ser bastante exíguo para a actividade em questão (cerca de 35 jovens), dinamizou a Ginástica de Manutenção feminina abrindo mais uma classe, iniciou o Ballet com dois professores a tempo inteiro, estando o responsável pedagógico agregado à Royal Academy of Dancing. Esta actividade tem um horário diário (das 9:00 às 18:30horas). A Secção de Actividades Aquáticas iniciou a formação de uma nova actividade O Mergulho, o qual se pensa que em 1998, iniciará a sua actividade. A secção de Actividades Recreativas, a pedido de vários sócios, formou um Grupo de Música Tradicional de raiz Popular, denominado Cantar Tejo, o qual já representou o concelho em França e Alemanha além ter em preparação a gravação de um CD.

Saliente-se que o Município de Abrantes já convidou este grupo de música do CNA a representar o concelho nas festas da cidade de Parthenay em França. Duas das equipas de Basquetebol (Iniciados e Cadetes femininos) foram campeãs nos respectivos campeonatos distritais, tendo a equipa de cadetes representado o distrito no Campeonato Nacional. Mais  uma vez a equipa de Iniciados femininos representou o CNA no Torneio Anual de Basquetebol na ilha da Madeira, organizado pelo Clube de Amigos do Basquete. Todas as secções mantiveram-se em funcionamento dentro dos objectivos delineados para o ano em questão. Realizou-se o IX Festival da Canção Jovem – Abrantes97.


1998
Embora com todos os condicionantes existentes, a Natação continua activa no nosso concelho. Durante a época de verão levamos a efeito a Escola de Natação, a qual integrou pela primeira vez o pólo de Vale das Mós (integrada no protocolo efectuado entre o CNA e a autarquia), com a participação de cerca de 300 jovens (trezentos) de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 5 e os 30 anos. Em vale das Mós funcionou com uma organização pedagógica idêntica ao pólo de Abrantes tendo o apoio da Junta de Freguesia de Vale das Mós. É enquadrada por um professor de Educação Física e dois monitores, supervisionados por dois licenciados em Educação Física responsáveis pedagógicos pelas Escolas. Este pólo teve a participação de cerca de 75 indivíduos distribuídos entre os 3 e os 30 anos de idade. 

O polo de Abrantes já com uma vida considerável, funcionou dentro dos moldes habituais, tendo este ano a particularidade de o Clube facultar o transporte de alguns jovens das zonas limítrofes do nosso concelho. Teve a participação de cerca de 250 jovens distribuídos entre os 4 e os 16 anos. 

Este ano, a exemplo dos anos anteriores, realizamos em Setembro, dois convívios de encerramento, um em cada polo, aos quais denominamos 1ª Braçada. Como estava previsto teve o inicio a Secção de Actividades SubAquáticas (Mergulho), com a organização dos orgãos directivos da Secção, promoção e inscrição na respectiva federação de actividades Subaquáticas. 

Esta secção tem já em período de lançamento um curso de Mergulho Amador e Marinheiro. 

As Escolas de Minibasquete continuaram a funcionar no Pavilhão Municipal de Abrantes, onde no fim do ano foi feita uma concentração com cerca de duzentos jovens atletas de vários clubes. 

Uma equipa de Iniciadas a disputar o Campeonato Distrital organização da Associação de Basquetebol de Santarém. Uma equipa de Cadetes Feminino deslocou-se à Madeira para participar no V Torneio do Clube Amigos do Basquetebol (CAB), tendo sido campeã e única equipa do continente a trazer um troféu. 

A equipa de Juniores femininos foi vice-campeã distrital. Foram várias atletas convocadas para a selecção distrital. 

Esta foi a modalidade que movimentou mais atletas no quadro competitivo federado. Quanto a atletas federados tivemos uma competição na época de 1998/99, uma equipa de Iniciados femininos que disputou o Campeonato Distrital, Torneio de Abertura. Temos duas equipas de Cadetes Femininos que disputaram o Campeonato Distrital, obtendo os dois primeiros lugares do respectivo campeonato e por inerência uma ficou apurada para disputar a Taça Nacional. Uma equipa de Juniores a disputar o Campeonato Distrital, há a salientar que várias atletas deste escalão etário foram convocadas para integrarem a Selecção Distrital. 

A exemplo de anos anteriores, uma equipa de Cadetes deslocou-se até à Madeira para participar no VI Torneio do CAB. 

O Departamento de Actividades Gímnicas, e nomeadamente na ginástica de manutenção feminina, regista de ano para ano um aumento no número de praticantes, verifica-se que as senhoras, cada vez mais após um dia de trabalho, dispõe-se a combater o stress, praticando ginástica. No ano de 1998, tivemos cerca de 80 inscrições divididas por duas classes. Estas aulas classes desenvolvem a sua actividade, entre as 18:40 e as 20:30 horas de Terças e Quinta-feiras, sendo a presença regular na ordem dos 70% a 75% das praticantes. 

Manteve-se em funcionamento uma subsecção de Ballet, que é dirigida a todos os jovens dos 6 aos 19 anos de idade e desenrola-se às Segundas, Quartas e Sextafeiras das 9:00 às 21:30 horas. Estas actividades estão localizadas no Ginásio situado no parque de estacionamento do Convento de S. Domingos. Esta actividade tem a responsabilidade de um professor Vitor Murta graduado pela Royal Academy  of Dancing 

Na ocupação deste espaço, cedemos horas ao grupo cultural Palha de Abrantes, de modo que esta colectividade colocasse em funcionamento um classe da Universidade para a Terceira Idade. Durante 1998, a secção de campismo, registou um pequeno aumento na procurade renovações e também de novos sócios a requererem novas Cartas de Campista. 

Como já vem acontecendo em anos anteriores, organizamos e realizamos o X FESTIVAL DA CANÇÃO JOVEM ABRANTES/98, esta iniciativa teve como palco mais uma vez o recinto das Festas da Cidade e realizou-se no dia 10 de Junho. Mais uma vez esta iniciativa teve um belíssimo acolhimento por parte dos autores. Há a referir que os autores sitiados em Abrantes não concorreram ao Festival no número que desejaríamos, talvez devido à realização no mesmo dia de outro festival similar, onde os prémios mas avultados. 

O grupo de música popular “Cantar Tejo”, continuou a desenvolver a sua actividade, tendo actuado na segunda parte do Festival da Canção, representado o nosso concelho na “Carna Fiesta 98” em Parthenay. Participou também de forma graciosa em diversos eventos organizados por entidades culturais e recreativas.

Este grupo iniciou também todas as “demarches” para que durante o ano de 1999, o Grupo grave um CD com temas de raiz popular. Serão também integrados neste projecto, temas recolhidos na zona de Abrantes e um tema gravado em conjunto com um grupo de Parthenay (França). 


1999
Embora com todos os condicionantes existentes, esta modalidade continua activa no nosso concelho. Durante a época de verão levamos a efeito a Escola de Natação, continuamos a dar apoio técnico pedagógico à piscina da freguesia de Vale das Mós (integrada no protocolo efectuado entre o CNA e a autarquia), com a participação de cerca de 300 jovens (trezentos) de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 5 e os 30 anos.  Facultamos o transporte de alguns jovens das zonas limítrofes do nosso concelho. Teve a participação de cerca de 250 jovens distribuídos entre os 4 e os 16 anos. 

Na piscina da freguesia de Vale das Mós, implementamos uma organização pedagógica idêntica à utilizada em Abrantes. É enquadrada por um professor de Educação Física e dois monitores, supervisionados por dois licenciados em Educação Física responsáveis pedagógicos pelas Escolas. Além da participação de cerca de 50 indivíduos distribuídos entre os 3 e os 30 anos de idade, durante o mês de Junho/Julho apoiamos a iniciação à natação de cerca 80 alunos das Escolas do Ensino Básico da freguesia. 

Este ano realizamos em Setembro, um convívio de encerramento, denominados 1ª Braçada. 

Como estava previsto teve o inicio a Secção de Actividades SubAquáticas (Mergulho), com a organização dos orgãos directivos da Secção, promoção e inscrição na respectiva federação de actividades Subaquáticas. 

Durante esta época desportiva a Secção de Basquetebol, realizou cerca de 500 treinos tendo cerca de uma centena de jovens inscritos, divididos pelos vários escalões. 

No escalão de juniores femininos a equipa do CNA conseguiu alcançar o quarto lugar no Campeonato Distrital, não tendo acesso a qualquer prova nacional por inerência das classificações obtidas pelas equipas do distrito na época transata, participando posteriormente no treino de encerramento onde obteve o segundo lugar. 

A equipa de cadetes femininos foi campeã distrital não sofrendo qualquer derrota nos confrontos directos com as equipas do nosso distrito, assim o CNA foi o representante  da AB Santarém no Campeonato  Nacional  tendo acesso à fase final do respectivo campeonato por se ter classificado em segundo lugar na fase de acesso à final, tendo disputado a referida fase final com as equipas de Algés, Guifões e Ac. Porto, tendo obtido o 4º lugar, melhor resultado obtido por este Clube em provas nacionais. 

A equipa de iniciados femininos foi vice- campeã distrital, não havendo qualquer prova nacional neste escalão. 

Pela primeira vez realizou-se o torneio de minibasquetebol escalão “B” tendo o CNA obtido o primeiro lugar, sendo assim o primeiro campeão distrital de minibasquetebol “B”. 

O escalão “A” de minibasquetebol obteve bons resultados nas concentrações em que participou ao longo da época. 

Em relação às provas organizadas pelo CNA à a destacar uma concentração de minibasquetebol “A” onde estiveram cerca de duas centenas de jovens em representação de dezoito equipas. 

A outra prova organizada pelo CNA, e integrada nas festas da Cidade foi o II Torneio Cidade de Abrantes, no escalão de cadetes femininos onde a nossa equipa foi vencedora apesar de estarem presentes o campeão distrital de Lisboa, o CIBA, o vencedor da 1ª edição deste torneio, o Fontaínhas e o vice-campeão  de Aveiro, o Esgueira. 

A nível individual, oito atletas do CNA estiveram nos torneios inter-selecções distritais, três em iniciados femininos e cinco na selecção de cadetes femininos, honrando o nome do Clube e da Cidade de Abrantes. 

A secção de Voleibol, iniciou um processo de captação de jovens interessados em praticar a modalidade. As actividades têm lugar no Ginásio da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, com a participação de duas dezenas de jovens. 

A Secção de Actividades Gímnicas, regista de ano para ano um aumento no número de praticantes, verifica-se que as senhoras, cada vez mais após um dia de trabalho, dispõe-se a combater o stress, praticando ginástica. Tivemos cerca de 80 inscrições divididas por duas classes. Estas aulas classes desenvolvem a sua actividade entre as 18:40 e as 20:30 horas de Terças e Quintas-feiras, sendo a presença regular na ordem dos 70% a 75% das praticantes. 

Manteve-se em funcionamento uma subsecção de Ballet, que é dirigida a todos os jovens dos 6 aos 19 anos de idade e desenrola-se às Segundas, Quartas e Sextasfeiras  das 9:00 às 21:30 horas, que é frequentada por 70. Esta actividade está localizada no parque de estacionamento do Convento de S. Domingos. Esta actividade tem a responsabilidade de um professor Vitor Murta graduado pela Royal Academy  of Dancing  Na ocupação deste espaço, cedemos horas ao grupo cultural Palha de Abrantes, de modo que esta colectividade colocasse em funcionamento do Grupo de Teatro. 

A Secção de Campismo, registou um pequeno aumento na procura de renovações e também de novos sócios a requererem novas Cartas de Campista. 

A Secção de Actividades Recreativas e Culturais, como já vem acontecendo em anos anteriores, organizou e realizou o XI FESTIVAL DA CANÇÃO JOVEM ABRANTES/1999, esta iniciativa teve como palco mais uma vez o recinto das Festas da Cidade e realizou-se no dia 6 de Junho. Mais uma vez esta iniciativa teve um belíssimo acolhimento por parte dos autores. Há a referir que os autores sitiados em Abrantes não concorreram ao Festival no número que desejaríamos, talvez devido à realização no mesmo dia de outro festival similar, onde os prémios mais avultados. 

O grupo de música popular “Cantar Tejo”, continuou a desenvolver a sua actividade. Participou também de forma graciosa em diversos eventos organizados por entidades culturais e recreativas.


2000
A Escola de Natação, tem já uma longevidade considerável, funcionando dentro dos moldes habituais, facultando o transporte de alguns jovens das zonas limítrofes do nosso concelho. Colaboramos com entidades do Carvalhal, disponibilizando técnicos para o apoio técnico-pedagógico a jovens desta localidade, na prática desta modalidade. 

Na piscina da freguesia de Vale das Mós, implementamos uma organização pedagógica idêntica à utilizada em Abrantes. É enquadrada por um professor de Educação Física e dois monitores, supervisionados por dois licenciados em Educação Física responsáveis pedagógicos pelas Escolas. Além da participação de cerca de 50 indivíduos distribuídos entre os 3 e os 30 anos de idade, durante o mês de Junho/Julho apoiamos a iniciação à natação de cerca 80 alunos das Escolas do Ensino Básico da freguesia. 

Este ano realizamos em Setembro, um convívio de encerramento, denominados 1ª Braçada. Como estava previsto a Secção de Actividades SubAquáticas (Mergulho), centrou a sua actividade na divulgação e na formação de quadros técnicos. Apoiou

também os sócios, na obtenção de cartas de marinheiro e no tratamento de documentação necessária a barcos de recreio e actividades afins. 

Durante o ano de 2000, o Departamento de Actividades Federadas por intermédio da Secção de Basquetebol, realizou cerca de 600 treinos, tendo cerca de uma centena de jovens inscritos, divididos pelos vários escalões em que as idades dos participantes não ultrapassa os 17 anos. 

No escalão de juniores femininos a equipa do CNA conseguiu alcançar o quarto lugar no Campeonato Distrital, não tendo acesso a qualquer prova nacional por inerência das classificações obtidas pelas equipas do distrito na época transata, participando posteriormente no treino de encerramento onde obteve o segundo lugar. 

A equipa de cadetes femininos foi campeã distrital não sofrendo qualquer derrota nos confrontos directos com as equipas do nosso distrito, assim o CNA foi o representante da Associação de Basquetebol de Santarém no Campeonato  Nacional, tendo acesso à fase final do respectivo campeonato por se ter classificado em segundo lugar da respectiva zona. disputou a referida fase final com as equipas de Algés, Guifões e Académico do Porto, tendo-se classificado em 4º lugar, melhor resultado obtido por este Clube em provas nacionais. 

A equipa de iniciados femininos foi vice- campeã distrital, não havendo qualquer prova nacional neste escalão. 

Pela primeira vez realizou-se o torneio de minibasquetebol escalão “B” tendo o CNA obtido o primeiro lugar, sendo assim o primeiro campeão distrital de minibasquetebol “B”. 

O escalão “A” de minibasquetebol obteve bons resultados nas concentrações em que participou ao longo deste ano. 

Durante o mês de Junho o CNA, organizou uma concentração de minibasquetebol “A”, participando neste evento cerca de duas centenas de jovens, em representação de dezoito equipas. 

A outra prova, também organizada durante o mês de Junho, e integrada nas festas da Cidade foi o II Torneio em Basquetebol “Cidade de Abrantes”, no escalão de cadetes femininos onde a nossa equipa foi vencedora apesar de estarem presentes o campeão distrital de Lisboa, o CIBA, o vencedor da 1ª edição deste torneio, o Fontaínhas e o vice-campeão  de Aveiro, o Esgueira. 

A nível individual, oito atletas do CNA estiveram nos torneios inter-selecções distritais, três em iniciados femininos e cinco na selecção de cadetes femininos, honrando o nome do Clube e da Cidade de Abrantes. As actividades para a época de 2000/2001, iniciaram-se no dia 3 de Setembro com uma reunião, realizada no auditório da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes,  para a qual foram convocados os pais e encarregados de educação das atletas, tendo-se debatido vários assuntos referentes à época desportiva que nessa altura teve inicio. 

Em termos práticos, os treinos iniciaram-se durante o mês de Setembro, mês este, que teve como objectivo principal o treinamento dos aspectos físicos, visto que entravamos em mais uma época que se adivinhava difícil, demonstrada pela forma como o basquetebol tem evoluído nos últimos anos no distrito de Santarém, também foi durante este mês que as atletas foram examinadas no Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, sendo o clube responsável pelo transporte e enquadramento das mesmas.

O quadro competitivo teve inicio no final do mês de Outubro para dois escalões (Cadetes e Juniores) e no princípio do mês de Novembro para as Iniciadas, assim aproveitámos o inicio de Outubro para, através da realização de alguns jogos de treino, avaliar a condição física e técnico-táctica das atletas. Para as Minis a época iniciou-se em Dezembro. 

Em Janeiro de 2001, foram concluídos os Campeonatos Distritais de Juniores e Cadetes Femininos, tendo o Clube Náutico conseguido o apuramento para a Taça Nacional dos respectivos escalões, em virtude de ser vice-campeão em ambos. 

Em relação ao escalão de Iniciados Femininos o Campeonato continua a decorrer, com algumas interrupções, para que as atletas estejam disponíveis para os treinos da Selecção Distrital. No que diz respeito ao escalão mais baixo, o Minibasquetebol “A”, as concentrações apenas terão inicio no mês de Abril. A secção de Voleibol, iniciou um processo de captação de jovens interessados em praticar a modalidade.

As actividades têm lugar no Ginásio da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, com a participação de duas dezenas de jovens, o que irá culminar com a participação de equipa de iniciados femininos nos Jogos do Futuro de 2001. 

Durante a época 2000/2001, o clube inscreveu na Associação de Voleibol de Leiria uma equipa de seniores masculinos, constituída na sua maioria por atletas com o nível etário não superior a 25 anos, a equipa foi completada com alguns elementos com idades superiores, os quais são os responsáveis pelo seu acompanhamento técnico/pedagógico. Esta equipa participou no Campeonato Regional (além do CNA participou também equipas do distrito de Leiria e da Covilhã), e na Taça de Encerramento. 

O Departamento de Actividades Gímnicas, regista de ano para ano um aumento no número de praticantes, verifica-se que as senhoras, cada vez mais após um dia de trabalho, dispõe-se a combater o stress, praticando ginástica. Tivemos cerca de 80 inscrições divididas por duas classes. Estas aulas classes desenvolvem a sua  actividade entre as 18:40 e as 20:30 horas de Terças e Quintas-feiras, sendo a presença regular na ordem dos 70% a 80% das praticantes. 

Manteve-se em funcionamento uma subsecção de Ballet, que é dirigida a todos os jovens dos 5 aos 19 anos de idade e desenrola-se às Segundas, Quartas e Sextasfeiras das 9:00 às 21:30 horas. Esta actividade está localizada no parque de estacionamento do Convento de S. Domingos. Esta actividade tem a responsabilidade de um professor Vitor Murta graduado pela Royal Academy of Dancing. 

Na ocupação deste espaço, cedemos horas ao grupo cultural Palha de Abrantes, de modo que esta colectividade colocasse em funcionamento do Grupo de Teatro. Como está previsto esta secção tem como missão principal (sem qualquer agravamento adicional), a renovação e a obtenção de novas Cartas de Campista. Este serviço é destinado exclusivamente a sócios e aos jovens atletas. Como já vem acontecendo em anos anteriores, o Departamento de  Actividades Recreativas e Culturais, tinha previsto a organização e do XI FESTIVAL DA CANÇÃO JOVEM ABRANTES/2000, mas devido à inexistência de espaço físico para a realização do evento, pois o este ano estava prevista a apresentação das canções no remodelado Cine-Teatro de S. Pedro. Em virtude do atraso das obras e da sua consequente entrega à Autarquia apontar para o mês de Junho de 2001, foi totalmente impossível a realização do espectáculo. Previmos assim, a sua realização para meados do mês de Novembro do ano 2001. 

O grupo de música popular “Cantar Tejo”, continuou a desenvolver a sua actividade. Participando também de forma graciosa em diversos eventos organizados por entidades culturais e recreativas.